alvalade2 001 bw stripA.jpg
 

SOBRE O CENTRO DE JOALHARIA DE LISBOA
 

Fundado em 2012, o CJLX (Centro de Joalharia de Lisboa) é referência na formação técnica e artística de Joalharia em Portugal, inovando na criação de oferta única a nível nacional de cursos como Alta Joalharia, Design de Joalharia CAD CAM e Micro cravação.
A estrutura formativa foi desenvolvida no pressuposto que a criatividade é tão importante como a técnica, ambas atingíveis com bons métodos de trabalho, disponibilidade para aprender, espírito crítico e curiosidade - através do saber e experiência dos formadores que são especialistas nas suas áreas.

Oferece ainda serviços especializados de design de joalharia, incluindo criação de peças personalizadas à medida do cliente, prototipagem rápida (modelação e impressão 3D) e produção.
 

APRENDER FAZENDO

A área de formação do CJLX move-se no domínio do saber-fazer, através de exercícios técnicos e projectos que promovem o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva sobre o processo criativo e os resultados obtidos, na busca por respostas estéticas inovadoras.
 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CONTEXTO REAL DE TRABALHO

Simulam-se ambientes profissionais reais, com acompanhamento individualizado e fomenta-se a construção de portefólio, elemento fundamental para o futuro profissional.
O objectivo é preparar os formandos para as exigências do meio profissional, junto de empregadores ou para iniciativas próprias. O espírito empreendedor é estimulado e os formandos são apoiados na concretização de projectos pessoais e na participação em concursos.
Os formandos com média igual ou superior a 17 valores (0 a 20) têm acesso a estágio de 3 a 6 meses em empresa do sector.
O Centro disponibiliza aos formandos finalistas dos cursos de Alta Joalharia e Design de Autor, a possibilidade de, mediante a apresentação de uma ideia ou plano de negócio, sujeito a selecção, aceder a um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que consiste no acesso a informação e aconselhamento personalizado nas etapas iniciais do projecto, que permitam optimizar recursos e potenciar o projecto.

 

COMPETÊNCIAS DIFERENCIADORAS

A preparação dos formandos vai além das competências técnicas e criativas. Apresentar um projeto, defender um conceito, comunicar uma ideia, elaborar uma proposta, são aptidões diferenciadoras num profissional desta área. Neste sentido, integramos projectos lançados em parceria com empresas, marcas e instituições, para as quais os formandos desenvolvem trabalhos que são avaliados e/ou seleccionados. Desta forma, proporcionam-se experiências reais e adquirem-se competências de comunicação e promoção profissional. 
 

QUALIDADE

O Centro de Joalharia de Lisboa está consciente da responsabilidade necessária à gestão das suas actividades, produtos e serviços, com ética profissional, transparência, confiança e honestidade perante os seus clientes e parceiros - veículos do negócio.
Estabelece assim, o compromisso da melhoria contínua e eficácia da qualidade dos seus processos, produtos e serviços, orientados para a satisfação dos seus clientes.

Estamos certificados pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho - Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) para o desenvolvimento de actividades formativas. A Certificação é um acto de reconhecimento de competências, meios e recursos físicos e humanos adequados ao desenvolvimento de actividades formativas.

 
distintivo_DGERT-Docs (1).gif
 

 

DISTINÇÕES E PRÉMIOS
 

PRÉMIOS PORTOJÓIA DESIGN 2017

1º Prémio: Cristina Nuño - Centro de Joalharia de Lisboa
Menção Honrosa Técnica: José Luís Aguilar Dantas - Centro de Joalharia de Lisboa
Menção Honrosa Design/Criatividade: Marta Ribeiro Lisboa Moniz - Centro de Joalharia de Lisboa



BEST OF AWARDS PORTOJÓIA 2017

Leonor Silva, formanda do Centro, foi a vencedora na categoria Designer Revelação.
http://leonorsilva-jewellery.com/

8.jpg